Como se preparar para gravar em um estúdio

Ensaios feitos, repertório escolhido, banda em sincronia… Hora de gravar sua música no estúdio! Se você acompanha o blog e conferiu a matéria sobre preparação para ensaios em estúdio, já sabe qual o básico para estar pronto nesse momento tão importante, e, para gravar, não é tão diferente.

Não leu essa matéria? Então dê uma conferida, pois vai te ajudar bastante também. Bem, retomando o tópico principal, vamos agora falar sobre a gravação da música.


Assim como na hora de ensaiar, é muito importante que esteja com um bom estado de espírito e preparado para esse momento. A segurança é um ponto chave nesse processo, e por isso se faz necessário que você ou o seu grupo tenham grande intimidade com a música a ser gravada. É válido dizer que isso também poupará muito tempo e esforço.


Outro ponto a ser ressaltado, é o aquecimento: não importa se é vocalista ou instrumentista, pois essa é uma forma não só de preparo para a gravação, mas também um pequeno treino. Isso lhe trará maior segurança para o momento em que for colocar a mão na massa de verdade, e fará com que o trabalho flua melhor.
Seu produtor, mesmo que muitas vezes possa arranjar os instrumentos, tem como função principal de orientar, guiar, aconselhar para que você cresça enquanto músico. Tanto ele quanto o arranjador devem estar presentes na gravação para prestar auxílio, uma vez que sua música precisa estar bem arranjada, pré produzida, por assim se dizer.

Fora isso, lembre-se de que esse é um dia especial e que deve ser aproveitado. Divirta-se, relaxe, aproveite o momento, mas sem se esquecer de dar o seu melhor. Música é uma forma de passar emoções, então a emoção guardada naquela gravação é a que você transmitirá aos seus futuros ouvintes; e tenho certeza de que um músico não quer passar ansiedade ou despreparo. Portanto, respire fundo e confie no seu trabalho. Até a próxima!